CAMINHOS QUE RECONECTAM
Expedição Campo dos Padres | Caminhos que Reconectam
O Campo dos Padres é a última fronteira intocada e está localizado na Serra Catarinense, na região mais selvagem de Santa Catarina. É neste local inóspito e de difícil acesso que estão localizadas as maiores elevações do estado de Santa Catarina, sendo o ponto culminante o Morro da Boa Vista (Bela Vista do Ghizoni) com 1823,49 m de altitude, seguido pelo Morro do Chapéu com 1804,19 m e o Morro do Campo dos Padres com 1790 m.
A nomenclatura da região é uma alusão a passagem dos padres jesuítas que no século XVIII se refugiaram no local em fuga das missões espanholas por ocasião da perseguição incitada pelo Marquês de Pombal. A região guarda muitas lendas de tesouros guardados que teriam sido escondidos pelos jesuítas. O Campo dos Padres é um imenso mosaico, a caixa d'água de Santa Catarina. Nesta região, cercada por montanhas, escarpas e cânions nos quais surgem rios as mais belas cachoeiras nascentes dos rios rios Canoas e Itajaí-Açu que formam as principais bacias hidrográficas do estado.
A atividade requer conhecimento e experiência em longas caminhadas, pois são 45 km que deverão ser percorridos entre três dias. Como a região apresenta temperaturas negativas é imprescindível o uso de barracas e sacos de dormir que suportem estas condições climáticas. Como forma de suporte no trajeto está incluso o abrigo de montanha que servirá de albergue e refúgio.
Essa expedição terá um formato diferente, pois contará com a presença do cozinheiro outdoor e praticante contemplativo Fafá Flores e seu projeto CAMINHOS QUE RECONECTAM.
Sobre a Jornada Caminhos que Reconectam
Instagram @caminhosquereconectam
O CQR – Caminhos Que Reconectam, nasceu motivado pela busca de ampliar nossa visão de mundo e na necessidade de conhecer mais ferramentas para saber lidar melhor com as emoções que surgem.
Através de trilhas, travessias, acampamentos selvagens, dormindo em casa centenárias, nos desafiaremos de diferentes formas e níveis. Criaremos relações afetivas ao redor do fogo com preparo de alimentos e também pelas nossas vulnerabilidades. Isso tudo servirá de base para entendermos que somos como fios, mais ou menos tensos, da mesma rede de sustentação. Viveremos dias de escuta compassiva, cocriando um espaço novo e seguro.
Este movimento que agora faremos juntos têm origem nas "caminhadas búdicas" realizadas pelo praticante budista e aventureiro outdoor @fafaflores78 que desde 2020 atende amigos em imersões individuais na natureza.
O #caminhosquereconectam tem inspiração no trabalho maravilhoso da ativista e budista Joanna Macy através da ecologia profunda e tradições espirituais contemplativas do @trabalhoquereconecta, nos programas Cultivando o Equilíbrio Emocional (@cebtraining_brasil), Treinamento do Cultivo da Compaixão (@cctbrasil) e nas práticas da @outwardboundbrasil.
Nossas tags são #caminhosquereconectam #contemplação #meditação #atençãoplena #mindfulness #compaixão #budismo #saudeemocional #equilibrioemocional
Sobre o Fafá Flores - Instagram @fafaflores78
Pisciano, explorador curioso, cozinheiro outdoor, adepto da cultura maker. Sabe o nome de muitas espécies de plantas, PANCs, FANCs e animais.
Com mais de 35 anos de fogo e 20 anos de culinária à lenha, vem desde 2017 revelando o mundo da sua gastronomia direto no fogo. Há 3 anos está na estrada, acumulando mais de 15.000 km rodados entre as serras desde o Rio Grande do Sul até o Norte de São Paulo. É um dos embaixadores da Cerveza Patagonia no Brasil e tem trabalhos com empresas de equipamentos de montanha e culinária.
Há 6 anos estuda sobre Compaixão, Altruísmo e Emoções. Tem o dom da escuta, talento que tem se dedicado com muita abertura nos últimos anos, atendendo amigos próximos com caminhadas contemplativas a fim de mostrar quão maravilhoso pode ser nosso cotidiano sem dar tanta solidez às aparências todas.
REGULAMENTO
No valor da atividade estão inclusos os Serviços de guiamento; Taxas de acesso nas propriedades; Transfer no início e resgate da trilha, Seguro aventura e Sistema SPOT rastreamento do grupo via satélite e 02 jantares e 02 cafés da manhã que serão preparados pelo coizinheiro Fafá Flores e servidos no albergue de apoio.
*Deslocamento não incluso. A viagem até o início da trilha em Bom Retiro, SC é por conta de cada participante.
Ao me inscrever declaro para os devidos fins - Gozar de boa saúde e condicionamento físico; - Ter sido informado dos riscos que a atividade de caminhada de longo percurso oferece: (Queda, escorregão, tropeção, escoriações, espinhos, picada de insetos e animais peçonhentos, mau tempo, perda de pertences pessoais, exaustão física, e etc); - Seguir as orientações dos guias; |
Requisitos 1. Ter um bom condicionamento físico e não ter problemas de saúde que interfiram no seu rendimento físico; 2. Possuir experiência em caminhadas; 3. Ser capaz de levar seus pertences em sua mochila. |
Roteiro 1º DIA 05:30h – Recepção do grupo no centro de Bom Retiro 06:00h - Deslocamento até o início da trilha. 07:00h – Pé na Trilha (25 km) Parte do percurso poderá ter auxilio de trator. (15 km caminhada) 12:00h - Lanche de trilha (cada um providencia o seu) 15:00h - Horário previsto de chegada na base 1 19:00h - Jantar (menu surpresa) 2º DIA 06:00h – Despertar 06:30h – Nascer do Sol 07:20h - Café da manhã 08:00h - Pé da trilha (12 km) 12:00h - Lanche de trilha (cada um providencia o seu) 15:00h - Horário previsto de retorno à base 1 19:00h - Jantar (menu surpresa) 3º DIA 06:00h - Despertar 06:30h - Café da manhã 07:00h - Pé da trilha (25 km) Parte do percurso. poderá ter auxilio de trator. (15 km caminhada) 12:00h - Lanche de trilha (cada um providencia o seu) 16:00h - Horário previsto de encerramento e resgate da trilha |
O que levar? - Alimentação de trilha ( Lanches e petiscos de trilha, barras de cereal, nozes, castanhas, etc) - Água (1,5 litros por pessoa) após o primeiro dia teremos água pelo caminho; - Sachê de isotônico gel; - Roupas e calçados adequados para terrenos montanhosos; - Jaqueta impermeável e/ou capa plástica de chuva; - Mochila cargueira acima de 50 litros; - Boné; - Polaina (opcional); - Óculos de sol; - Protetor Solar; - Pomada de assadura; - Meias reserva; - Toalha; - Kit com bandagens e curativos para calos); - Medicamento de uso pessoal; - Barraca resistente a vento e chuva (somente para quem optar pelo Camping); - Saco de dormir que suporte temperaturas negativas; - Isolante térmico; - Fogareiro e panelas (opcional); - Lanterna pequena de mão e/ou cabeça. - Bastão de caminhada (02 de preferência); |
Dificuldade técnica Classificação do percurso: Difícil - Nível 7 Distância total do percurso: (ida e volta) 45 km Tempo médio de caminhada: 3 dias Características do terreno: Campo | Mata | Rio | Pedra | Banhado | Penhasco |
ALBERGUE
Antiga casa da fazenda construída na década de 1940, habitada por peões que trabalham na lida do campo. Acomodações simples e rusticas. Possui alguns quartos e colchões que podem ser usados, bastando apenas o uso de isolante térmico e saco de dormir.
CAMPING SELVAGEM
Há pouco mais de 400 metros do albergue está o Cânion do Tesouro Guardado, local que é utilizado para camping selvagem com barraca.